Como escolher uma mini bola de basquete

Ao iniciar um novo esporte como o mini bola de basquete, é importante comprar o equipamento certo, personalizado de acordo com sua idade, nível de habilidade e superfície de jogo.

mini bola de basquete

Além de ter os melhores tênis de basquete, a bola de basquete que você escolhe para treinar em casa ou na quadra local pode influenciar o controle da bola, a aderência e, potencialmente, se você desenvolve ou não uma técnica incorreta, como mau alinhamento das mãos. Para jogadores juniores, uma bola de basquete muito grande ou pesada pode até aumentar o risco de lesões.

Praticar com a bola certa desde o início irá mantê-lo motivado e no caminho certo em seu treinamento. Escolher uma bola de basquete não é apenas uma questão de comprar o tamanho correto, mas de avaliar o preço, a durabilidade e o toque.

Material: Sua superfície de jogo
Você se pega jogando basquete na quadra externa local ou driblando na madeira dentro de casa?

As quadras externas são naturalmente mais duras e abrasivas do que as quadras internas, colocando mais pressão na bola de basquete durante o contato repetitivo. As capas das bolas de basquete ao ar livre são projetadas para resistir a elementos como umidade e ao acúmulo de sujeira.

Usar uma bola interna em uma quadra externa reduzirá drasticamente sua vida útil e jogabilidade.

Couro
As bolas de basquete de couro genuíno são mais comumente vistas nas mãos de jogadores da liga profissional que buscam compromisso zero com a sensação e o conforto. No entanto, eles exigem um período de “arrombamento” antes que a sensação seja otimizada para o jogo. Ao se preparar para jogos de nível elite, isso pode levar até 3 meses.

Usadas pela NBA e pela WNBA, essas bolas de basquete somente para ambientes internos correm alto risco de rasgar e se degradar rapidamente quando usadas em quadras externas – e isso inclui calçadas. O material mais macio e flexível garante que não danifiquem as superfícies das quadras internas durante o treinamento e a competição. Eles absorvem umidade e suor – proporcionando aderência mais controlada e menos escorregamento quando a competição esquenta.

Com um preço significativamente mais alto (devido aos materiais premium e custo de fabricação) do que seus primos sintéticos ou de borracha, eles são melhores apenas para jogadores sérios, que dedicarão tempo à manutenção do basquete e garantirão que a bola permaneça seca.

Basquete composto (sintético)
As bolas de basquete compostas, também chamadas de bolas “híbridas”, são uma escolha popular para a maioria dos jogadores. O material sintético (couro composto) supera as bolas de basquete de couro natural em durabilidade, tornando-as versáteis para quadras internas e externas, mas com produção mais barata.

O couro composto tem uma sensação semelhante ao couro e oferece melhor retenção de forma em comparação com seus equivalentes naturais. Este material durável permite que você pule a fase de “arrombamento” necessária para bolas de basquete de couro, com melhor consistência na jogabilidade entre bolas de basquete compostas do mesmo tipo. Isso é importante quando se trata de fatores como qualidade de salto.

Embora muitos sejam adequados para jogos internos e externos, superfícies externas mais duras desgastarão a bola de basquete mais rapidamente do que na madeira dura, especialmente se usadas em calçadas. Algumas bolas de basquete compostas são apenas para uso interno, por isso é importante comprar a bola certa para a superfície certa e optar por uma bola para quadras múltiplas, se for isso que você precisa. Bolas de basquete mais macias se traduzem em melhor aderência e sensação, com a desvantagem de menor durabilidade.

Embora não sejam absorventes de suor da mesma forma que uma bola de couro genuíno, algumas apresentam canais que absorvem a umidade para atender às demandas do jogo moderno, garantindo menos comprometimento da sua aderência. Eles são fáceis de manter (se for necessária alguma manutenção), o que os torna uma opção ideal para jogadores de todos os níveis.

As bolas de basquete compostas vêm em uma variedade de cores, mas escolha uma bola laranja padrão se estiver jogando em um nível competitivo.

Borracha
As bolas de basquete de borracha ou de “rua” são a opção mais econômica, mas altamente versáteis. Eles geralmente são reservados para brincadeiras ao ar livre, com durabilidade para enfrentar as mudanças nas condições climáticas e para resistir à abrasão de redes de metal. A aderência não é excessivamente comprometida pela chuva ou sujeira. Eles estão disponíveis com uma variedade de cores vivas e gráficos para melhorar o rastreamento da bola – tornando-os ideais para jogos recreativos e basquete de rua.

Devido ao seu preço acessível, as bolas de basquete de borracha são ideais para jogadores iniciantes que desejam mergulhar no esporte pela primeira vez. No entanto, é importante escolher uma marca como Spalding ou Nike ou você corre o risco de comprar uma bola de basquete que não é apenas econômica, mas também de baixa qualidade.

Não há muitos limites sobre a superfície em que uma bola de basquete de borracha pode ser usada – concreto, cascalho e outras superfícies duras ou ásperas não as mastigam como fariam com uma bola de couro. Por serem à prova d’água, são usados até para ‘basquete de piscina’ com a família. No entanto, em quadras cobertas, as bolas de basquete de borracha podem causar saltos excessivos, interferindo no seu controle, mas você pode ajudar a equilibrar isso liberando mais pressão de ar.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours