Mini bola de basquete infantil: melhor idade, benefícios e custo do equipamento

O mini bola de basquete é um esporte coletivo em que uma equipe de cinco jogadores joga contra outra equipe.

mini bola de basquete

O objetivo é acertar o máximo de cestas no aro para vencer o jogo.O basquete pode ser praticado por adultos e crianças em qualquer época do ano e é considerado uma atividade indoor e outdoor.

O basquete infantil é único porque desenvolve as crianças não apenas fisicamente, mas também mentalmente.

Junto com resistência, excelente coordenação e agilidade, a prática do basquete melhora o raciocínio lógico da criança e também ensina as crianças a resolver tarefas fora do padrão.Neste artigo, For Kids contará aos pais tudo o que eles precisam saber sobre o basquete infantil, desde a melhor idade para iniciar as aulas de basquete, bem como os prós e os contras desse esporte.

Você encontrará dicas de como escolher a academia de basquete certa e o custo médio dos equipamentos necessários.
A melhor idade para começar no basquete infantil
Os treinadores profissionais de basquete recomendam começar o basquete para crianças aos oito ou nove anos de idade.Essa idade é considerada ideal porque o corpo da criança fica mais forte e mais preparado para cargas de trabalho pesadas. A sua coordenação melhora e o desenvolvimento mental da criança atinge o nível necessário para a aprendizagem das competências.

O basquete é um esporte bastante complicado que requer resistência, boa coordenação, domínio da técnica de jogo e capacidade de pensar analiticamente.

Nessa idade, as crianças estarão prontas para aprender as regras, ingressar no time juvenil e começar a praticar seriamente.Idade de preparação
Se você decidir preparar seu filho para jogar basquete, não é necessário esperar o início da idade ideal.

Aos três a quatro anos a criança pode frequentar a academia ou iniciar a ginástica, e aos cinco ou seis anos pode praticar natação, tênis ou artes marciais.

Qualquer esporte melhora a resistência física da criança, sua flexibilidade e seu tempo de reação. A mente, em geral, ficará bem preparada para qualquer esporte futuro.

Você também pode mandar seu filho para um grupo preparatório de basquete. Durante os primeiros um ou dois anos, eles não estudarão técnicas e combinações de jogo, mas dominarão a habilidade de segurar a bola e fazer treinamento físico geral.

As vantagens do basquete
A popularidade do basquete é explicada pelo grande número de benefícios desse esporte. Aqui está uma lista dos mais básicos.

1. Melhora a saúde das crianças
O basquete não desenvolve apenas braços e pernas. Ajuda a desenvolver todos os grupos musculares, pois requer grande resistência.

Enquanto isso, fortalece os sistemas nervoso, cardiovascular e respiratório de qualquer pequeno atleta.

O basquetebol, como qualquer desporto, também reduz o risco de doenças, desde constipações sazonais até doenças mais graves.

2. Ajuda no desenvolvimento mental
O estereótipo negativo sobre as capacidades mentais dos atletas certamente não se aplica ao basquete.

Com o basquete, a criança é ensinada desde cedo a ser estrategista, analista e previsor.

Uma criança aprenderá a reagir rapidamente a uma mudança na sua situação, a prever o comportamento dos concorrentes e a criar uma combinação tática complexa em questão de segundos.

Essas habilidades serão úteis não apenas no campo de jogo ou na quadra, mas também na vida diária.

3. Oferece benefícios sociais
Qualquer desporto colectivo, como o futebol ou o andebol, ajudará as crianças a aprenderem a socializar, mas no basquetebol, as crianças altas, em particular, ganharão confiança em si mesmas – especialmente as raparigas, que podem sentir-se como corvos brancos noutras equipas desportivas.

Além disso, o trabalho em equipe ensinará às crianças sobre disciplina, ajuda mútua e altruísmo, e lhes dará um senso de camaradagem que é necessário para qualquer criança.

4. É um jogo acessível
Teoricamente, para aprender a jogar basquete, basta uma bola e um tênis.

É claro que, a nível profissional, você precisará de aulas regulares em uma academia de tênis com um bom treinador, mas isso não custa muito dinheiro.

Uma criança pode praticar a qualquer hora no pátio ou no ginásio da escola onde haja pelo menos um ringue de basquete.

5. Promove a expressão emocional
Os esportes coletivos são úteis porque permitem à criança não apenas sentir adrenalina e liberar a energia acumulada, mas também compartilhar emoções fortes. Quer estejam vivenciando uma vitória ou uma derrota com sua equipe, aprenderão a sentir unidade com outras pessoas e a desenvolver empatia.

6. Ajuda a desenvolver um caráter forte
Um atleta, principalmente um profissional, será sempre uma pessoa de caráter forte e temperamento especial.

A capacidade de aceitar derrotas, atingir objetivos e controlar-se que uma criança aprenderá nos esportes será benéfica para a criança no dia a dia.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours