Como escolher um molinete de pesca: um guia especializado para selecionar uma peça essencial do kit

É a parte mais importante do seu arsenal de equipamentos, portanto evite as armadilhas mais comuns do comprador enquanto explicamos como escolher um molinete de pesca.
Ter o molinete de pesca certo para o trabalho pode ser o sucesso ou o fracasso da sua sessão, pois ele forma a espinha dorsal da sua configuração, independentemente do que você esteja pescando. Mas saber como escolher um molinete de pesca pode ser um campo minado para o novato, com muitos tipos diferentes disponíveis – todos projetados para uma tarefa específica.

molinete

No entanto, esse propósito é muitas vezes enterrado atrás de uma resma ou duas de techno-waffle e siglas inteligentes, então vamos direto ao assunto e dizer a você realmente o que procurar ao escolher o melhor molinete de pesca.

Ao final deste guia, você saberá como escolher um molinete de pesca adequado ao seu estilo de pesca, onde quer que você pesque e qualquer que seja a espécie-alvo.

Bobinas giratórias vs bobinas convencionais vs bobinas baitcaster
O primeiro grande assunto a compreender é que existem três tipos principais de molinetes de pesca para escolher quando abordamos as principais espécies de água salgada e de água doce; molinetes, molinetes convencionais e modelos baitcaster. Vamos examinar cada um deles e para que servem, já que escolher a categoria de carretel a ser observada é a primeira tarefa ao se equipar com um novo modelo.

Bobinas giratórias
Um carretel giratório é de longe o carretel mais comum em uso e consiste em um carretel estacionário com linha enrolada no carretel por um braço de arame giratório girando a alça. O molinete fica sob a haste e a maioria tem alças que podem ser facilmente alteradas da operação de enrolamento da esquerda para a direita, o que é um fator a ser considerado se você prefere enrolar com a mão esquerda, já que a maioria dos outros tipos de molinetes vêm com enrolamento da mão direita. como padrão.

Eles geralmente são simples, confiáveis ​​e fáceis de lançar, dobrando o braço de arame de metal (chamado de braço de fardo) para permitir que a linha de pesca saia e volte para enrolar a linha. por qualquer coisa entre US$ 10 e US$ 1.000 ou mais. Geralmente, os molinetes são úteis para qualquer tipo de pesca leve a pesada, com a exclusão de peixes grandes de água salgada, como espécies de caça, ou gigantes de água doce, como jacaré, peixe-gato enorme ou esturjão, por exemplo.

Se você é iniciante na pesca em quase qualquer tipo de ambiente de água doce ou salgada leve, um molinete é um ótimo lugar para começar devido à sua facilidade de uso e ampla faixa de preço. A maioria dos combos vendidos em lojas (uma vara e um molinete juntos) consistem em um molinete e uma vara.

Bobinas convencionais
As bobinas convencionais ficam acima da haste e funcionam como um carretel cilíndrico que enrola a linha de volta no carretel quando a alça é girada. Um botão ou alavanca ativa o carretel livre para soltar a linha e a maioria vem com um clicker embutido que ajuda a alertar o pescador sobre uma mordida quando o peixe pega a linha.

Dentro do reino do carretel convencional existem dois tipos principais: aqueles que podem ser lançados e são adequados para lançar iscas na praia ou litoral com a vara certa; e aqueles que não estão configurados para lançar e são adequados para cair diretamente na lateral do barco, cais ou cais – ou pescar, por exemplo.

Os molinetes convencionais tendem a ser um pouco mais caros e complexos, mas são úteis em algumas situações, especialmente quando visam peixes muito grandes – atum rabilho ou tubarões grandes, por exemplo. É quando é necessário um grande carretel convencional de duas velocidades com mais de mil metros de linha principal trançada e um carretel giratório seria inútil.

Um molinete convencional é a melhor escolha para quem visa peixes de médio a grande porte em água salgada, especialmente quando você está lançando iscas ou iscas diretamente na lateral do barco ou cais. Para um pescador com um pouco de experiência ou alguém disposto a praticar, um modelo orientado para o lançamento também é uma ótima maneira de atingir peixes maiores da costa ou da praia – robalo, por exemplo.

Carretéis de lançamento de iscas
Um carretel de lançamento de isca é semelhante a um carretel convencional, pois fica acima da vara e recupera a linha da mesma maneira, mas tem um perfil mais baixo e geralmente é mais adequado para aplicações leves em água doce, como isca para pesca de robalo. Eles são um pouco mais difíceis de lançar em comparação com um carretel giratório e têm maior probabilidade de se emaranhar, mas são leves e, nas mãos de alguém com um pouco de experiência, eficazes e satisfatórios de usar.

Um carretel spincasting é um híbrido entre um baitcaster e um carretel giratório, mas eles são desnecessários e oferecem poucas vantagens, então vamos ignorá-los. Às vezes, eles são usados ​​por iniciantes, mas isso ocorre mais porque geralmente são vendidos em kits baratos, em vez de serem uma boa escolha.

Observe que normalmente os diferentes tipos de molinete exigem hastes exclusivas para cada um devido aos acessórios e configurações especializadas necessárias, portanto, se você estiver combinando um molinete com uma haste existente, verifique primeiro para que tipo de molinete ele foi projetado.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours