Escolhendo o molinete certo (4)

A água salgada é altamente corrosiva, por isso os molinetes projetados para pescar no oceano serão tratados para proteger o corpo e as engrenagens contra danos. As bobinas projetadas para água doce podem ocasionalmente ser usadas em água salgada ou salobra, mas precisarão ser enxaguadas logo em seguida para mantê-las funcionando sem problemas.

molinete

Para quais técnicas você planeja usá-lo?
Muitos pescadores procuram um carretel de tamanho único para ser usado em várias espécies. Para a maioria das aplicações de pesca em água doce, um molinete de tamanho 2.500 com uma relação de transmissão de 5:5:1 será uma ótima escolha. Os pescadores que desejam montar uma configuração técnica específica terão alguns fatores adicionais a considerar. Descreverei brevemente alguns deles abaixo.

A relação de transmissão de uma bobina refere-se ao número de rotações completas feitas pelo rotor da bobina por manivela da alça. Se uma bobina tiver uma relação de transmissão de 5:1:1, isso significa que o rotor girará 5 vezes por volta da manivela.

Relação de transmissão por aplicação

6:1:1 + Iscas de contato inferior
5:1:1 – 6:1:1 Uso geral, iscas móveis
4:1:1 – 4:5:1 Pesca pesada e offshore
Iscas de contato inferior: Colocar o anzol em uma isca que está no fundo exigirá que os pescadores removam rapidamente qualquer folga na linha antes de colocar o anzol. Tentar colocar o anzol prematuramente correrá o risco de puxar a isca para fora da boca do peixe. Usar um carretel com relação de transmissão de 6:1:1 e superior será ideal para esses tipos de apresentações. Aumentar o tamanho da bobina também o ajudará a eliminar a folga da linha mais rapidamente. Para pescar um drop shot ou um equipamento neko, os pescadores podem considerar um molinete de tamanho 3.000 em vez de 2.500 quando tiverem a oportunidade.

Iscas móveis: Para iscas que devem ser mantidas no meio da coluna de água como um spinner em linha, um carretel com uma relação de transmissão entre 5:1:1 e 6:1:1 ajudará a evitar que os pescadores recuperando suas iscas mais rápido do que os peixes conseguem acompanhar.

Aplicações Pesadas: Para que os pescadores possam manusear peixes grandes e poderosos, eles precisarão de um molinete grande e poderoso. Nessas situações, uma bobina com estrutura de alumínio resistirá a rachaduras sob o estresse de uma carga pesada. Uma relação de transmissão lenta de 5:1:1 e inferior permitirá aos pescadores o torque necessário para lutar contra estes peixes impressionantes.

Recursos a serem observados ao comprar um carretel giratório
Ao longo dos anos, os molinetes passaram por muitas atualizações em termos de peso e durabilidade. À medida que os materiais evoluem, as bobinas tornam-se mais leves e duráveis. No entanto, os principais componentes de um carretel não mudaram e irei descrevê-los e explicar o seu significado abaixo.

Quadro
A estrutura de um carretel giratório abriga seus componentes internos e serve como base para o carretel, o rotor e a alça. Geralmente feito de grafite ou alumínio, a estrutura do molinete deve ser rígida para suportar a pressão criada durante o molinete contra peixes agressivos. O grafite é mais leve que o alumínio, mas é mais provável que flexione sob uma carga pesada – o que pode causar rachaduras e danificar as engrenagens. Embora um corpo composto de grafite de qualidade possa ser muito durável, sua produção é muito mais cara do que o alumínio.

Benefícios:

As armações de grafite são leves
As molduras de alumínio são duráveis
Estar ciente:

Compósitos de grafite de qualidade podem ser duráveis, mas são mais caros
Carretel
O carretel de um carretel giratório fica na parte superior da moldura e oscila para cima e para baixo conforme a alça é girada – distribuindo a linha uniformemente por dentro. Os carretéis podem ser feitos de uma variedade de materiais, mas mais comumente de alumínio. Carretéis de tamanhos variados comportam diferentes quantidades de linha. A capacidade da linha em um carretel geralmente estará escrita na lateral, como MONO 4/250, o que significa que ele contém 250 jardas de linha de monofilamento de teste de 4 lb.

Alguns carretéis de molinete serão listados como “prontos para trança”. Os carretéis prontos para trança incluem uma tira de borracha texturizada que ajuda a evitar que a linha trançada deslize pelo carretel enquanto os pescadores estão enrolando a captura. As linhas de monofilamento e fluorocarbono não têm a mesma tendência. Carretéis sem esta parte texturizada exigirão um comprimento curto ou mono amarrado ao carretel antes que uma linha trançada possa ser adicionada.

Benefícios:

Carretéis “prontos para trança” evitam que a linha escorregue sob pressão
Carretéis profundos retêm mais linha para lançamentos mais longos
Estar ciente:

Carretéis que não estão prontos para trança exigirão suporte mono antes de adicionar linha trançada

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours