Como escolher um relógio dourado masculino

Na semana passada falámos sobre a história do relógio dourado masculino de pulso masculinos e por que um homem ainda hoje deveria considerar usar um.

relógio dourado masculino

Se você está procurando se tornar um usuário de relógio, ou já está, mas não sabe quase nada sobre o relógio que carrega no pulso, este artigo é para você. Desde pesar os prós e contras dos diferentes tipos de mecanismos até oferecer dossiês sobre os vários estilos de relógios masculinos, abordaremos o básico de tudo o que você sempre quis saber sobre como escolher e usar este acessório clássico.

Abaixo você encontrará o guia definitivo para relógios de pulso masculinos – todas as informações essenciais em um só lugar, oferecidas de forma acessível e fácil de entender.

Assistir movimentos
Quando você começar a se familiarizar com relógios, uma palavra que surgirá com frequência é “movimento”. O movimento abrange não apenas o movimento dos ponteiros de um relógio em torno de seu mostrador, mas também a maneira como seus mecanismos internos produzem esse efeito. O movimento de um relógio é fundamental na forma como ele funciona e marca o tempo – considere-o o “coração” do relógio.

Os movimentos do relógio vêm em três tipos: mecânico, automático e quartzo. Abaixo explicamos as diferenças entre eles e seus prós e contras.

Mecânico
Um relógio mecânico tem um movimento movido por uma mola principal – um fio de metal enrolado – que é enrolado manualmente. Depois que a mola principal é enrolada, ela se desenrola lenta e uniformemente, fazendo com que o ponteiro dos segundos se mova em um movimento suave e abrangente ao redor do mostrador do relógio. A maioria das molas principais tem cerca de 9 a 13 polegadas de comprimento. Quanto mais longa for a mola principal, maior será a reserva de energia do seu relógio mecânico e mais tempo você poderá passar entre os enrolamentos.

Nem todos os movimentos mecânicos são criados iguais. A atenção aos detalhes e ao acabamento de um relógio determinará sua suavidade e precisão.

Para muitos aficionados, os relógios com movimento mecânico representam o crème de la crème dos relógios devido ao seu pedigree tradicional e ao intrincado trabalho e engenharia necessários para criá-los. Para esses entusiastas, possuir um relógio mecânico não significa apenas contar as horas, é uma forma de expressar seu apreço pela história, pelo refinamento e pelo artesanato.

Prós dos relógios mecânicos:

Não é necessária bateria. Como um relógio mecânico é movido por uma mola principal de corda manual, você nunca precisará ir a um joalheiro para substituir a bateria. Quando o relógio parar de funcionar, basta dar corda.
Movimento suave das mãos. Para algumas pessoas, um movimento suave no ponteiro dos segundos é esteticamente mais agradável do que o “tick tick tick” dos relógios de quartzo. Se isso é importante para você, escolha um relógio mecânico.
Personagem. A engenharia e o trabalho envolvidos em um relógio mecânico são de tirar o fôlego. Dentro da caixa do relógio há pequenas engrenagens e molas que funcionam juntas para lhe dar as horas. Claro, normalmente ninguém vê, mas isso faz parte do charme; um relojoeiro passou horas e horas aperfeiçoando um mecanismo que está oculto aos olhos. Se você aprecia artesanato, considere adicionar um relógio com movimento mecânico à sua coleção.
Tátil. Para alguns, um dos atrativos de um relógio mecânico é que o proprietário deve dar corda manualmente para mantê-lo funcionando. Há algo no ritual de dar corda no relógio no final do dia que conecta você mais com o tempo. Também há algo a ser dito sobre ter que cuidar regularmente de um de seus pertences para mantê-lo “vivo” e funcionando.
Contras dos relógios mecânicos:

Requer enrolamento regular. Embora a maioria das molas principais de relógios mecânicos possam durar dois dias sem dar corda, é recomendável dar corda uma vez por dia. Como mencionado acima, algumas pessoas gostam disso, mas outras acham isso um incômodo.
Sensível ao meio ambiente. Como um relógio mecânico marca o tempo graças a um conjunto de molas e engrenagens complexas, seu movimento pode ser altamente suscetível ao meio ambiente. Umidade, poeira, choques e ímãs são os Quatro Cavaleiros do Apocalipse do Relógio Mecânico. Felizmente, a maioria das variedades modernas foram projetadas para resistir a esses elementos, mas ainda é preciso ter cuidado. Se você estiver em um ambiente que o coloque em contato frequente com umidade, sujeira, ímãs e/ou grandes solavancos (como martelar ou rachar madeira), escolha um relógio de quartzo para uso diário e guarde o relógio mecânico para ocasiões mais elegantes.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours