Melhorando seu farol de milha para moto

Introdução

O farol dos meus Matchless G3Ls

Sejamos realistas, farol de milha para moto(especialmente aquelas que ainda funcionam com eletricidade de 6 volts) não são exatamente deslumbrantes, não é? No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar consideravelmente a situação e esse é o objetivo deste guia rápido de “como fazer”.

farol de milha para moto

Ok, então você está pensando “por que não colocar uma lâmpada de alta potência?” não é você? Bem, isso certamente poderia ser uma opção em alguns casos (embora exija uma reflexão cuidadosa), mas vamos deixar o óbvio de lado por um momento e examinar algumas outras opções primeiro.

Este artigo cobre os seguintes tópicos:

Introdução
O farol e o refletor
A qualidade da fiação
Instalando um relé de farol
Trocando as lâmpadas
Selecionando a lâmpada de potência ideal
Um exemplo no meu Matchless
Conclusões e seus comentários

O farol e o refletor
Vamos começar olhando para a própria unidade do farol. Com o tempo, o vidro externo pode ter ficado arranhado e fosco e o acabamento espelhado do refletor pode ter perdido o brilho. Ambos terão um efeito dramático na saída de luz. Da mesma forma, reproduções baratas ou unidades de faróis padrão muitas vezes não são tão boas quanto os modelos originais (Lucas?), seja em termos de qualidade do acabamento (brilho do espelho, etc.) ou no padrão real do feixe (como a luz brilha). para a estrada). De qualquer forma, um farol novo e de boa qualidade fará toda a diferença no que você pode ver da estrada à frente.

A qualidade da fiação
Outra coisa que pode ter um efeito surpreendente no brilho do farol é a qualidade da ligação à terra de volta à bateria. O circuito elétrico entre a lâmpada e a bateria é composto por metade da fiação e metade do retorno pelo quadro da bicicleta. Pense em quantas juntas enferrujadas existem entre os dois: lâmpada no refletor do farol, refletor do farol na caixa do farol, caixa do farol nos garfos, garfos (através de rolamentos gordurosos) na estrutura principal, etc., etc.

Uma verificação rápida pode ser feita usando um multímetro, medindo a resistência entre a caixa do farol (ou refletor, se acessível) e a ligação à terra da bateria. Mais do que alguns Ohms significa que a tensão está sendo desperdiçada tentando fazer com que a corrente passe por todas essas juntas duvidosas, deixando menos volts restantes na lâmpada para iluminar os elementos. A melhor opção geralmente é passar um novo cabo da conexão de aterramento na parte traseira do porta-lâmpada do farol direto para o terminal de aterramento da bateria. Isso deve eliminar qualquer resistência e fornecer a tensão total da bateria na lâmpada.

Observe que os sistemas elétricos de 6 volts são muito mais suscetíveis a esses tipos de perdas de energia do que os sistemas de 12 volts. A potência (em Watts) é definida como a tensão (em volts) multiplicada pela corrente (em Amps). Você pode, portanto, ter a mesma potência a partir de uma corrente baixa e alta tensão, ou de uma corrente alta e baixa tensão. Uma lâmpada de 60 W em um sistema de 6 volts precisará de 10 A de corrente (bastante alta – você só obtém 13 A de uma tomada elétrica em casa!), Enquanto em um sistema de 12 volts ela precisaria apenas de 5 A.

O problema das altas correntes é que elas tendem a aquecer os fios à medida que passam e tudo isso perde energia do sistema. Quanto maior for a resistência, maior será o efeito de aquecimento e mais energia será perdida. Esta é a mesma razão pela qual a energia da rede nacional é fornecida em baixa corrente, mas em tensão muito alta, de modo a minimizar as perdas resistivas no percurso. Portanto, um sistema elétrico de 12 volts (ou 24 volts usado em caminhões) é muito mais eficiente do que os antigos sistemas de 6 volts usados na maioria das bicicletas clássicas.

Instalando um relé de farol
A fiação e as conexões dentro dos interruptores de iluminação de motocicletas antigas (e também de muitas reproduções modernas baratas) costumam ser muito finas e de baixa qualidade. Portanto, a energia também pode ser perdida aqui, da mesma forma descrita acima para conexões de aterramento ruins. Uma maneira de contornar isso é instalar um relé do farol próximo à lâmpada (talvez dentro da caixa do farol, se possível), que tenha conexões diretas usando fio de alta qualidade direto aos terminais da bateria.

O interruptor original ainda é usado, mas agora, em vez de ligar a corrente diretamente na lâmpada, ele controla apenas uma corrente muito mais baixa para operar o relé que, por sua vez, comuta a corrente alta para a lâmpada. É um trabalho relativamente barato e simples se você for razoavelmente competente com eletricidade de motocicleta. É claro que para faróis de filamento duplo (com farol alto e médio) você precisará de dois relés, um para cada filamento.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours