Melhorando seu farol de milha para moto (2)

Selecionando a lâmpada de potência ideal
Quando se trata de selecionar a potência ideal de farol de milha para moto, deve haver um compromisso entre a quantidade de luz que você deseja/precisa e quanta energia seu pobre e velho gerador ou alternador pode fornecer. O dínamo no meu Matchless 1951 é avaliado em cerca de 45 Watts – são 30 Watts (como padrão) para o farol, 3W para a luz traseira (sem luz de freio instalada), 3W para a luz piloto dianteira e 2W para a iluminação do velocímetro. Isso chega a 38 watts no total, deixando alguns sobrando para carregar a bateria. É claro que se eu mudasse o farol para um monstro de 60 Watts, a oferta seria menor que a demanda e a bateria logo acabaria.

farol de milha para moto

Portanto, precisamos ser sensatos. Faça uma lista de todos os itens elétricos e lâmpadas instaladas em sua bicicleta e escreva ao lado sua potência (em Watts). Lembre-se de incluir ignição eletrônica (se sua bicicleta tiver), pois também é bastante útil trabalhar! Você provavelmente pode ignorar a buzina e coisas que são usadas apenas de forma intermitente. Você deve então ter uma ideia de que tipo de potência da lâmpada do farol você pode usar, lembrando, é claro, que você precisa deixar alguma para recarregar a bateria.

Seu estilo de pilotagem também é importante. A potência total do dínamo/alternador só estará disponível quando o motor estiver girando além de uma determinada RPM. Portanto, se você dirigir em um trânsito intenso, lembre-se de que o sistema de carregamento fornecerá, em média, menos rendimento do que se você apenas subir e descer a rodovia em alta velocidade o tempo todo.

Um exemplo no meu Matchless
Aqui na Índia, estou achando um pouco difícil encontrar lâmpadas adequadas para faróis de 6 volts no momento. Atualmente tenho duas opções; uma lâmpada incandescente de estilo antigo de 18/18 Watts e uma lâmpada halógena mais moderna de 25/25 Watts na qual o filamento do farol baixo sopra. Hmmm, escolha difícil, ei! Então pensei em aproveitar a oportunidade para ver exatamente quanta diferença na saída de luz consegui entre as duas lâmpadas.

As fotos abaixo mostram os resultados; ambas foram tiradas na mesma exposição com o farol aceso em máximo e o motor desligado na garagem do lado de fora da minha casa. Embora não sejam de forma alguma científicos, eles dão uma boa ideia do tipo ou diferença que você pode esperar.

Como você pode ver, a lâmpada de potência ligeiramente alta faz uma grande diferença tanto na intensidade do feixe principal no centro, quanto na iluminação periférica nas laterais. Suspeito que a maior parte da diferença se deva ao tipo de lâmpada (halógena versus incandescente padrão), mas sem dúvida os poucos Watts extras também ajudam!
Quero instalar uma unidade halógena de 35/35 Watts quando puder conseguir uma (em conjunto com alguns LEDs para as outras luzes), mas acho que isso é o máximo que posso fazer com minha bicicleta antiga. Vou postar uma foto da nova saída de luz quando o fizer.

Conclusões
Portanto, instalar uma lâmpada halógena de farol de alta qualidade e maior potência fará uma grande diferença, mas será contraproducente se o sistema de carregamento de sua bicicleta não conseguir acompanhar o aumento da demanda. Portanto, certifique-se de selecionar a potência apropriadamente, talvez em conjunto com alguns LEDs para economizar alguns Watts em outro lugar, para que você não acabe preso com uma bateria descarregada.

Mas lembre-se de que há várias outras coisas que você pode fazer com a fiação da sua bicicleta para melhorar a saída do farol, além da óbvia troca da lâmpada. Eles são gratuitos porque não requerem nenhuma energia extra e, portanto, são o primeiro curso de ação mais desejável.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours