Guia para luvas de goleiro(7)

Preciso de spray pegajoso ou “Glove Glu”?
O Glove Glu é realmente necessário? Este pode ser mais um daqueles debates acalorados, e minha opinião pode não ser muito popular atualmente. Mas vou ser direto: não.

Luvas boas e de qualidade não precisam de spray pegajoso.

Aqui está o porquê:

O látex de alta qualidade já foi projetado para ser naturalmente pegajoso quando úmido.
Cuidar bem de sua luva de goleiro irá mantê-las tão pegajosas quanto precisam.

luva de goleiro
Se você desenvolver a técnica de captura adequada e a força dos dedos, não precisará de “cola”.
Também testemunhei o spray pegajoso quebrar o látex de alta qualidade mais rapidamente. Eu não confio nas coisas.
A única razão para comprar o produto é se você tiver luvas ruins e uma técnica ruim. Período. Precisamos superar essas soluções rápidas comercializadas, como spray pegajoso.

Para manter suas luvas naturalmente pegajosas:
Cuide bem deles (por exemplo, não cuspa neles)
Lembre-se da superfície de inclinação para a regra de aderência (veja abaixo)
Nunca cuspa nas luvas
Por que? Leia sobre por que você nunca deve cuspir nas luvas.

Nunca use vaselina®
Eu nem tenho certeza por que isso seria uma coisa, mas aparentemente é. Evidentemente, alguém ouviu falar que goleiros profissionais fazem isso, então experimentaram.

Esta é uma má ideia. Nunca adicione vaselina (ou vaselina) às luvas.

Por que? Não vou aborrecê-lo com muita ciência, mas a essência é que quando a vaselina encontrar o látex, ela ficará pegajosa quase que instantaneamente. Isso pode parecer uma coisa boa, mas não é. É pegajoso porque ocorre uma reação química que está mudando lentamente a estrutura da luva. Ou seja, não é mais látex!

Pode funcionar muito bem para um jogo. Mas, você terá que jogar suas luvas no lixo depois, porque elas ficarão mais duras, mais lisas e mais secas do que antes – e não há como voltar atrás.

Só porque os profissionais têm dinheiro para jogar fora um par de luvas em cada jogo, não significa que seja uma boa ideia.

Devo usar bálsamo para luvas?
Embora eu nunca tenha usado bálsamo para luvas, ouço coisas boas. O bálsamo protege os poros do látex da absorção de minerais nocivos, como suor e sujeira, que podem degradar o látex mais rapidamente.

Se suas luvas começarem a ficar oleosas depois de usar o bálsamo, é porque é necessário lavá-las.

Cuidando das suas luvas
Depois de gastar muito dinheiro em boas luvas de goleiro, a última coisa que você deseja é que elas não durem uma temporada inteira (ou mais). Cuidar bem de suas luvas pode ajudar a garantir que durem o máximo possível e mantenham sua aderência.

É importante, no entanto, observar que o látex é um material macio e irá deteriorar-se naturalmente e apresentar desgaste com o uso. Na verdade, pela sua própria natureza, o látex “sacrificará” pequenos pedaços da sua superfície durante salvamentos mais abrasivos ou de alto impacto. O desgaste natural ocorrerá, mas ao cuidar bem das suas luvas, você pode limitar o efeito de outros fatores que irão degradá-las mais rapidamente.

Cuidados gerais e armazenamento
Cuidar de suas luvas é fácil. Aqui estão algumas dicas gerais:

1. Evite abrasão excessiva ou desnecessária
Não esfregue as palmas das mãos de látex com os dedos, contra elas mesmas, com uma toalha ou qualquer outra superfície áspera. A abrasividade destruirá o látex.

Não use as palmas das mãos para se levantar do chão (como uma flexão). Isso também os deixará sujos. Use os nós dos dedos/punhos.

2. Lave as luvas regularmente
Limpe ou lave as luvas regularmente para remover a sujeira. A sujeira não só afetará sua aderência, mas também destruirá o látex, pois é abrasivo. Aprenda a lavar sua luva corretamente.

3. Guarde suas luvas em um ambiente fresco e com temperatura ambiente
Guarde sempre as luvas num saco de luvas separado, num ambiente fresco ou à temperatura ambiente.

Nunca deixe suas luvas no carro quente ou sob a luz solar direta. E nunca os deixe soltos em sua bolsa de futebol, onde outras coisas podem danificar as palmas das mãos. O calor secará as palmas das mãos de látex e o sol degradará suas luvas.

Não guarde as luvas com as palmas juntas. Eles podem ficar juntos e rasgar um pouco do látex quando você os separa.

4. Nunca use calor para secar as luvas
Não use secador de cabelo ou de roupas para secar as luvas. O calor adicionado irá secar o látex nas palmas das mãos, destruí-los ou possivelmente até derretê-los.

Se suas luvas estiverem molhadas, deixe-as secar naturalmente ou seque-as levemente com uma toalha ao brincar na chuva – nunca esfregue as palmas das mãos. Deixá-los secar ao ar após cada uso também os ajudará a não cheirar tão mal.

5. Nunca cuspa nas luvas
Além de ser nojenta, a saliva contém ácido úrico, muco, eletrólitos e bactérias, que é uma mistura potente projetada para decompor materiais. Além disso, os eletrólitos (sais) ressecarão as luvas e as bactérias farão com que elas cheirem ainda mais desagradáveis.

Se você estiver tentando umedecer suas luvas para torná-las naturalmente pegajosas, use apenas água potável e siga a regra de aderência da superfície do campo para ajudar suas luvas a manter essa aderência em diferentes condições climáticas.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours