Escolhendo o molinete certo

Escolher o molinete certo é um aspecto crítico para equilibrar sua combinação de vara e molinete. Você não quer apenas algo confortável para segurar durante a sessão, mas também quer ter certeza de que será capaz de lidar com sua espécie-alvo quando pular na linha.

molinete

Ao escolher o molinete certo, é um pouco como uma situação de “ovo e galinha”, porque, claro, você precisa combiná-lo com o molinete certo. Mas qual você escolhe primeiro? Se você vai comprar os dois, deve fazê-lo ao mesmo tempo, onde você terá a oportunidade de experimentar o carretel na vara e ver como fica na mão.

Com tantas considerações sobre marca, preço, classificação da linha, capacidade da linha, sistema de arrasto, relação de transmissão, material de construção, garantia e muito mais, pode ser difícil saber por onde começar, então vamos dar uma olhada no que você precisa saber quando escolhendo seu próximo carretel giratório.

O QUE SÃO BOBINAS GIRATÓRIAS
Dependendo de onde você mora ou da época em que nasceu, os molinetes também podem ser chamados de linha, face aberta ou batedores de ovos. Embora este último seja um termo estranho, faz sentido quando você considera o movimento de um batedor de ovos quando sua alça é girada e a semelhança com uma bobina giratória.

Independentemente de como você os chame, os molinetes são extremamente versáteis e populares entre os pescadores na Austrália e em todo o mundo, para espécies grandes e pequenas.

Ótimos para iniciantes, os molinetes giratórios são mais fáceis de lançar e usar do que os molinetes baitcaster e têm menos probabilidade de causar emaranhados.

Os molinetes giratórios usam um braço de fiança que envolve a linha no carretel quando fechado e permite que ele libere o carretel quando o braço de fiança estiver aberto, pronto para a linha ser lançada. Para que isso aconteça, você simplesmente aperta a linha perto do braço da fiança, abre-a e solta o dedo da linha quando a haste atinge o ponto mais alto do movimento de lançamento.

Assim que sua isca ou isca atingir a água e você permitir que ela afunde (a menos que use uma apresentação flutuante), a linha continuará a cair livremente do carretel até que você mova o braço da fiança de volta. Depois de fechado, você pode começar a recuperar a linha girando a alça do carretel.

Os molinetes também são adornados com botões de arrasto ajustáveis que permitem apertar ou afrouxar a quantidade de pressão necessária para puxar a linha do carretel. Mas falaremos mais sobre isso mais tarde.

TAMANHOS DE CARRETEL GIRATÓRIO
Os tamanhos dos molinetes giratórios são normalmente expressos como números na casa dos milhares (1.000, 25.000, 4.000 etc.); no entanto, cada fabricante avalia as suas bobinas de forma diferente, pelo que não existem regras rígidas e rápidas relativamente ao tamanho e capacidade da linha. No entanto, há consistência em torno dos tamanhos das bobinas e das aplicações típicas que você deve conhecer.

NÚMEROS E APLICAÇÕES
1000 a 3500:
esta é a sua menor linha de molinete e normalmente é combinada com hastes leves nas hastes de 5 a 7 pés. Essas bobinas são mais adequadas para aplicações delicadas, onde linhas leves (2 a 10 lb) são necessárias. Esta faixa é especialmente popular entre os pescadores com iscas leves que pescam nas águas rasas do sal e em rios e riachos em busca de espécies abundantes de água doce.

4.000 a 5.500:
Os molinetes médios são extremamente versáteis e podem ser usados por pescadores de isca e isca que perseguem espécies de recife, pelágicos, barramundi, etc. Esses molinetes combinam melhor com varas de 6 a 7 pés e linhas de 8 a 30 lb.
6.000 a 9.500:
molinetes médios a grandes podem ser usados em várias aplicações, incluindo pesca de surf, pesca em recifes para lutadores fragmentados e pesca em pedras. Os pesos da linha podem variar de 10 a 50 libras e esses molinetes precisam ser combinados com varas médias a pesadas.
Mais de 10.000:
molinetes extra grandes são normalmente usados em situações em que são necessários lançamentos longos e muita linha. A pesca de surf e offshore exigem ambos e é aqui que os molinetes com mais de 10.000 tamanhos entram em ação. A pesca de grandes lutadores de recife, como GTs, muitas vezes verá grandes carretéis giratórios empregados.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours